top of page
Foto do escritorMoreno Addad Hassem

Review - Clássicos do Chi-Fi - Moondrop LAN

Atualizado: 30 de mai.

Vídeos



Apresentação


Fala galera! Neste artigo começamos uma série de reviews de fones de ouvido chineses clássicos do hobby. E, para abrir os trabalhos, temos o Moondrop LAN!


O LAN é fabricado pela Moondrop, que se intitula uma “empresa de ciência e tecnologia que integra criatividade industrial e design, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, produção em massa e marketing multicanal”. É uma empresa que busca fazer produtos tendo o áudio como elemento central - primando pela honestidade e respeito à experiência do usuário. E o LAN é um dos produtos que emerge desta filosofia.


O Moondrop LAN é um fone in-ear de driver dinâmico, com cabo removivel e corpo de metal. A proposta da Moondrop com ele é trazer qualidade de construção e um som de referência a um preço mais acessível - Em 2024 é um fone de U$ 40,00.


Você pode comprar o LAN com o nosso link no AliExpress: https://s.click.aliexpress.com/e/_Dd4bjn5


Unboxing e acessórios



O LAN tem experiência de unboxing na média dos produtos da faixa de preço. A caixa tem aquela pegada de muitos fabricantes chineses, com as mocinhas na caixa. Não é minha preferência pessoal, mas muita gente gosta.


Nos acessórios do kit, temos um cabo de excelente qualidade, que dificilmente enrosca - uma bolsinha para transporte e um kit de ponteiras. A bolsinha tem um tamanho pequeno e acomoda justo o fone com o cabo - não vão caber outros acessórios como um cabo modular ou ponteiras adicionais.

As ponteiras que acompanham são básicas de silicone, mas são de material competente e isolam bem. No geral o kit não traz nenhum afago extra ao consumidor, mas também não decepciona. É o que é honesto para este patamar de preço.


Construção


O LAN é um fone de aço inoxidável fosco, construído por um processo chamado sinterização metálica. Neste processo, que é parecido com a injeção plástica, o produto é construído a partir de um pó metálico que é prensado e depois curado por um forno a altas temperaturas - unindo as partículas e formando um objeto sólido. Com este processo podem se obter formas ocas e incrivelmente precisas, bem como um acabamento bastante suave e premium.

O LAN usa um único driver dinâmico de 10mm, que possui um ímã de neodímio tipo N52 e diafragma com domo coberto por Berílio. O ímã do tipo N52 produz um campo magnético forte, que tem impacto na eficiência e qualidade sonora do driver. O Berílio é um material de alta rigidez, permitindo a reprodução precisa do som, e também uma baixa densidade, o que significa que pode reagir rapidamente às mudanças no sinal de áudio. São materiais de alta qualidade para um falante, usados em produtos de categoria superior no mundo das caixas de som.


A conexão do cabo de áudio é feita por meio de um conector de 2 pinos com espaçamento de 0.78mm - com uma cavidade no corpo para encaixe da ponta do cabo. Eu particularmente não gosto muito do conector de 2 pinos, acho frágil e ruim para o cabo. Gosto ainda menos da cavidade que a Moondrop implementou - fica ruim de usar cabos de terceiros que não preveem este recurso da construção.



Ergonomia


O LAN possui um corpo pequeno, o que deveria facilitar o uso em orelhas de diferentes tamanhos. A face interior do fone tem o contorno suavizado para facilitar o ajuste na orelha. O bocal possui 6mm de diâmetro por 5mm de comprimento e está na média dos produtos da categoria. Apesar das dimensões do fone serem boas para as minhas orelhas, quando propus o uso para pessoas com orelhas pequenas, o design do fone tem alguns cantos e quinas que pressionaram as cartilagens e causaram desconforto e até causaram ejeção dos fones das orelhas. Não é um fone que eu recomendaria para homens e mulheres com orelhas pequenas.

O arco de ajuste do cabo do LAN à orelha é ótimo, para mim tem o tamanho ideal. No entanto não há aquele mecanismo de ajuste do cabo para prender na cabeça por trás. Isso acaba sendo ruim para usar o fone em movimento como, por exemplo, com um BTR3K na academia, ou como retorno de palco. Para emular essa funcionalidade nos fones que não a possuem, eu faço uma gambiarra com um velcro - quebra galho, mas não é ideal.


Qualidade de Som


Vamos para a qualidade de som. LAN é um fone de ouvido de característica sonora neutra - isto é, sem demasiada ênfase em graves, médios ou agudos. Isto torna o fona muito bom para quem busca apreciar músicas e conteúdo com a sonoridade mais próxima de como foram gravados.


Os graves estão presentes no LAN, mas como não há ênfase especial neles como em outros fones da mesma faixa de preço, há definição dos graves. Por exemplo, da pra ouvir muito bem o barulho metálico de cordas novas em um contrabaixo elétrico, ou o ataque preciso de um bumbo duplo. No entanto, se você for usar o LAN para jogos ou filmes, e precisar de sons fortes em explosões e tiros, não é este o fone que você procura.


As frequências médias não estão recuadas, mas poderiam ser melhores. Sons de guitarra, sintetizador, e voz estarão bem representados, mas sem aquele punch de médios até um pouco anasalado, por exemplo de um Tin HiFi T2. O LAN nesse aspecto acaba fazendo jus ao som original, mas sem dar aquela emoção. É um fone de um único driver, então o fabricante precisa fazer compromissos para implementar sua proposta sonora - no caso a curva VDSF que é o alvo da Moondrop.


Os agudos estão presentes e oferecem detalhes interessantes. Isto pode ser percebido em sons com metais - saxofone e trompetes - ou em detalhes de uma bateria bem gravada. Também ajuda muito se você está jogando um jogo e precisa ouvir cada detalhe, como passos ou vidro quebrando. Tudo muito correto, nada faltando nessa região.


Obviamente, estamos calibrando este relato para a faixa de preço do Moondrop LAN. Fones mais caros tendem a apresentar melhoras nas diferentes regiões, a depender de construção e enfoque dado por cada marca a cada modelo.


Em ligações e videoconferência, o LAN se mostrou confortável e competente. Não é um fone com o foco específico na voz humana, mas seu uso não foi cansativo em um dia longo de reuniões. Então, se você pensa em usar ele para reuniões ou para monitorar seu som em lives e podcasts, o LAN não vai decepcionar.


Outro ponto importante com relação a fones neutros é que eles facilitam sua vida na hora de entender os efeitos da equalização, já que oferecem uma resposta equilibrada em primeiro lugar. Então se você pensa em usar equalização, o LAN pode ser um ótimo ponto de partida na sua coleção de fones.


Conclusão


Considerando todo o conjunto, fica muito difícil não recomendar o Moondrop LAN. É fone com boa construção, moderadamente ergonômico e com pegada neutra, que pode ser usado tanto para lazer quanto para trabalhar do áudio em casa. Tudo isso a um preço dentro de uma realidade justa no hobby.


Eu só não recomendaria esse fone para quem deseja um desbalanço natural na resposta em frequência do fone, normalmente quem procura um graves, médios ou agudos mais exagerados para uma data finalidade ou por gosto pessoal. Ou para alguém que já sabe que tem um problema ergonômico com o irmão mais barato dele, o Moondrop Chu 2.


Se você busca um fone neutro e de qualidade honesta para a maioria das aplicações, o LAN é uma escolha segura e racional. Talvez até racional até demais - mas esta é uma escolha que depende do seu objetivo e do seu gosto pessoal.


Nota final: 3.6 de 5.0






114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page